fbpx

“Tomai, todos, e o comei”: a Eucaristia e seus milagres divinos

por Redação
“Tomai, todos, e o comei”: a eucaristia e seus milagres divinos

A Eucaristia nos aproxima de Jesus e renova a vida e a fé da humanidade

A Sagrada Eucaristia é uma herança deixada por Deus. Instituída na Última Ceia, uma noite antes da crucificação de Jesus, ela consiste na transubstanciação em que o pão se torna o corpo de Cristo. É considerada um milagre realizado em todas as missas, o remédio da alma e fonte de maravilha divina através dos séculos.

 

 

A palavra eucaristia provem do grego e significa reconhecimento e ação de graças. Também é um dos sacramentos da Igreja Católica Apostólica Romana, senão o mais importante de todos. Isso porque receber a comunhão, significa receber Cristo, contemplar seu infinito amor e o ter plenamente em sua vida.

O momento da consagração das hóstias é o mais marcante de uma celebração. O sacerdote, através do poder que nele foi investido para catequizar e representar a figura de Jesus, reproduz a ação de Cristo na Santa Ceia, repetindo as palavras professadas pelo filho de Deus e transformando o pão e o vinho, em corpo e sangue de Jesus Cristo.

Leia mais:
Entenda a importância do Tríduo Pascal na manifestação da fé católica

Passagem bíblica da Santa Ceia

“Tomai, todos, e o comei”: a eucaristia e seus milagres divinos

Mateus 26:20-29
À tarde estava ele sentado à mesa com os doze discípulos.
Enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um de vós me trairá.
Eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura sou eu, Senhor?
Ele respondeu: O que põe comigo a mão no prato, esse é o que me trairá.
O Filho do homem vai-se, segundo está escrito a seu respeito, mas ai daquele por quem o Filho do homem é traído! melhor fora para esse homem se não houvesse nascido.

Judas, que o traiu, perguntou: Porventura sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste.
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.
Tomando o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
porque este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão de pecados.
Mas digo-vos que desta hora em diante não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber novo convosco no reino de meu Pai.

A importância de comungar

No Evangelho de São João, é descrito segundo Jesus, a importância de receber a eucaristia consagrada. De acordo com o filho de Deus, é por meio do seu corpo e sangue que se tem a vida eterna. Sem a comunhão a pessoa não tem vida em si mesma. “Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”.

Portanto, a comunhão aproxima a igreja de Deus, ajuda na conversão dos pecados faz renascer aquele que tem fé. É de extrema importância na vida dos cristãos, por isso que é tão importante participar da missa semanalmente e não apenas ler a bíblia ou acompanhar celebrações pela TV ou Streaming. Recebe-la é fundamental na vida da humanidade.

Milagres Eucarísticos

Mesmo que a eucaristia já seja em si, um milagre, há eventos que aconteceram ao longo da história que são considerados milagres eucarísticas e reconhecidos inteiramente pela Igreja Católica. A maioria dos casos aconteceram em situações em que alguém fraquejou na fé e duvidou que a eucaristia fosse verdadeiramente o corpo de Cristo. Estipula-se que tenha em média 120 registros feitos pelo Vaticano.

Dentre eles o milagre de Buenos Aires, em que uma hóstia foi guardada em água no sacrário após ter sido encontrada no chão. No dia seguinte, o padre da igreja se surpreendeu ao ver que ela teria se transformado em um pedaço de carne. Mais tarde, foi comprovado cientificamente que correspondia a um pedaço de coração humano e reconhecido após muitos estudos como um verdadeiro milagre eucarístico.

Por Redação Catequistas Brasil

 

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.