Entramos em agosto e, novamente, o especial mês do catequista chega para trazer muito conteúdo para todos os catequistas do Brasil. No mês em que a Igreja celebra as vocações, voltamos nosso olhar para a vocação e chamado dos que preparam os fiéis para os sacramentos.
Com material formativo, dicas de conteúdos e lives semanais com nomes importantes para pastoral, o Mês do Catequista 2024 foi pensado com muito carinho. Para que todos os catequistas, verdadeiros educadores da fé fortaleçam suas esperanças e chamado para que, em Cristo, sigamos na construção de uma igreja sinodal.
Juntos, assumimos o compromisso ministerial com os catequistas em auxiliar na formação e fortalecimento do chamado missionário com dinamismo e responsabilidade. Cada ação pensada cuidadosamente na inspiração vocacional do contexto catequético.
Confira em Catequistas Brasil
Catequese é chamado
O papel desempenhado pelos catequistas dentro da comunidade é uma resposta ao chamado batismal de todos a colaborar no serviço da evangelização e a perseverar diante de uma cultura globalizada. Com o avanço da tecnologia e inovação constante, é preciso inovação, criatividade e, acima de tudo, perseverar frente aos desafios.
O santo padre, o Papa Francisco, no terceiro Congresso Internacional de Catequese, reforça que “o Senhor nos chama a todos a fazer ressoar o seu Evangelho no coração de cada pessoa” e faz o apelo “nunca se cansem de ser catequistas”.
Missão do Catequistas
Os catequistas desempenham com fé a missão que Deus deu: fazer com que os catequizando conheçam a Deus, aprendendo a palavra e vivendo o amor. Influenciando e inspirando os irmãos a se doar por inteiro na missão de evangelizar, dizen ‘sim’ ao seu chamado.
Na certeza de que o próprio Cristo nos chamou, somos catequistas enviados a lançar nossas redes. Alimentar os famintos e semear a esperança nos corações daqueles que se encontram sedentos da palavra que é vida.
Saiba mais em: Celebrar o chamado e a missão de nossos catequistas
Por Poliana Barros – Redação