Home CatequesesAdultos A celebração do Mês Missionário na catequese

A celebração do Mês Missionário na catequese

por Redação
A celebração do Mês Missionário na catequese
Compartilhe:

Em outubro a Igreja celebra o Mês Missionário e coloca em suas orações aqueles que anunciam a Palavra a e Salvação a todos os povos

Neste mês de outubro, a Igreja Católica celebrar o Mês Missionário e se volta para a necessária compreensão das Missões, isto é, da permanente preocupação pelo anúncio dos Ensinamentos de Jesus a todos os povos. A vinda de Cristo à terra foi para nos revelar o mistério de Deus e ensinar-nos a caminhar para vivermos na sua graça e assim merecermos uma felicidade que não tem fim, que é o céu.

 

Diretório Catequese

 

A ordem de Cristo – “Pregai a boa nova do Evangelho a toda criatura” – nos impulsiona a levar ao mundo todo a notícia feliz que, desde o nascimento de Cristo em Belém, foi anunciada pelos anjos aos pastores e a nós: “Nasceu hoje para nós o Salvador”. Aquela parábola (Mt 20), em que, nas diversas horas do dia, o Senhor convida os trabalhadores para sua vinha, é um chamado a cada um para pôr-se a serviço do Evangelho.

Neste mês, a Igreja insiste na necessidade da missão, isto é, de anunciar a salvação, que nos é dada, pelo conhecimento de Jesus.

Campanha Missionária 2020

A Campanha Missionária neste ano, no contexto da pandemia que nos afeta, exigirá criatividade. Para isso, apresentamos os materiais de animação do mês missionário também de forma digital.

O tema “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me”(Is 6,8) destacam a dimensão existencial da missão: “Eu sou uma missão de Deus nesta terra, e para isso estou neste mundo”(EG,273). Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. Está na ordem do ser. É existencial, identidade, essência e não se reduz a algumas horas do dia.

Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente
de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!

Amém.

Rezando o Terço Missionário

O terço missionário é uma oração simples e popular. Saudamos e louvamos Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, de forma carinhosa e confiante.

Por ser uma oração simples todos podemos reza-la. Rezando o Terço, tornamo-nos discípulos de Jesus Cristo, com Maria e nos dispomos, como Maria, pela força do Espírito Santo, a realizar a missão de Jesus Cristo, o enviado do Pai. “A oração deve acompanhar os passos dos missionários, para que o anúncio da Palavra se torne eficaz, pela graça divina” (RMi 78).

Pela oração do Terço Missionário podemos nos encontrar com todos os povos, raças e culturas da terra. Atingimos, desta forma, os imensos horizontes da missão. Rompem-se os egoísmos e as intenções particulares, em nossas orações, para rezar pelas necessidades de todos os povos da terra.

Neste contexto pandêmico, onde os encontros de catequese ainda não são possíveis, uma boa opção é a realização do Terço Missionário de forma online. Os catequistas podem montar uma sala virtual para rezar junto com seus catequizando ou então enviar o material a cada residência, com o intuito de que cada catequizando reze com seus familiares e depois partilhe a experiência.

Leia mais:
Saiba quais são as condições necessárias para que os catequizandos recebam a Eucaristia

As cores do Terço Missionário

O bispo Fulton Sheen, quando era Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, nos Estados Unidos, teve a ideia do “Terço Missionário”. O Terço é formado de cinco dezenas. Cinco são também os continentes do mundo. Ele escolheu uma cor para cada Continente que, de alguma forma, recorda suas características. Ao rezar cada dezena pede-se por todos os que vivem nesse Continente.

A originalidade do Terço Missionário é o encontro na oração com todos os povos, raças e culturas do nosso planeta.

Oferecimento do Terço

Divino Espírito Santo, ilumine nossas inteligências e nossos corações para que, ao meditarmos os mistérios da nossa redenção, possamos imitar os exemplos de Jesus e Maria anunciando a todos o grande amor de Deus para conosco. Caminhando junto com toda a humanidade, oferecemos nossas orações pela Paz no mundo, pelas pessoas vítimas das injustiças, pela santificação de todas as famílias, por aqueles que anunciam o Evangelho nos cinco continentes, pelas intenções do Papa, pelas nossas comunidades e por todo o povo de Deus para que se torne sempre mais solidário com os povos do mundo inteiro.

Rainha das Missões, fazei que todas as pessoas de boa vontade se dêem as mãos, superem os rancores e se tornem construtores de uma sociedade sem fronteiras, justa e solidária, para o nosso milênio.

CREIO
PAI-NOSSO
AVE-MARIA
GLORIA AO PAI

MISTÉRIOS DA ALEGRIA E DO ANÚNCIO – GOZOSOS
(Segunda-feira e Quinta-feira)

1º mistério

Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora.
Maria escuta através do anjo a proposta de Deus.

Reza-se pela África – cor verde, recordando suas imensas florestas verdes, seus conflitos, violências e toda sorte de sofrimentos e também a esperança do crescimento da fé, graças á presença e ação evangelizadora de tantos missionários e missionárias. A Igreja africana é jovem, dinâmica, cheia de vitalidade e de grandes esperanças para o futuro, apesar dos conflitos e contradições ali existentes. A Igreja coloca na África as suas esperanças devido ao entusiasmo com o qual suas populações acolhem a mensagem do Evangelho.

2º mistério

Maria visita sua prima Isabel.
O caminho da solidariedade.

Reza-se pelas Américas – cor vermelha, por causa da cor da pele dos primeiros habitantes, os índios, os “pele vermelhas”. também, a terra vermelha por causa do sangue derramado por estes povos na época das conquistas e pelos mártires de ontem e de hoje. O continente americano conta com o maior número de católicos de todo o mundo. No entanto, à um continente com enormes desigualdades sociais onde se faz urgente a ação missionária e profética da Igreja, no anúncio da justiça e da solidariedade.

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

3º mistério

Nascimento de Jesus na gruta de Belém.
Ele se faz solidário da humanidade.

Reza-se pela Europa – cor branca, ligada ,só raças brancas e por causa da presença do Papa, Mensageiro da Paz, o grande missionário do mundo. Foi da Europa que partiram boa parte dos missionários(as) para todos os continentes. Contudo, ainda há muito que fazer.

4º mistério

Apresentação de Jesus no templo.

Reza-se pela Oceania – cor azul que lembra sua formação pelas inúmeras ilhas cercadas pelas águas azuis de seus mares. Este Continente necessita de missionários(as), mas que já envia seus evangelizadores, inclusive para nosso Brasil.

5º mistério

O encontro de Jesus no templo, dialogando com os doutores da Lei.

Reza-se pela Ásia – cor amarela, das raças amarelas, berço das antigas civilizações, culturas e religiões. Na Ásia encontra-se mais da metade da população do planeta e a menor porcentagem de cristãos. Suas populações vivem os extremos da riqueza e da pobreza. Mesmo com os avanços da tecnologia, continuam existir áreas de pobreza absoluta.

MISTÉRIOS DA DOR, MAS TAMBÉM DA ESPERANÇA – DOLOROSOS
(Terça-feira e Sexta-feira)

1º mistério

Meditamos o sofrimento de Jesus no Jardim das Oliveiras.
Reza-se pela África – cor verde

2º mistério

Flagelação de Jesus.
Reza-se pelas Américas – cor vermelha

3º mistério

A coroação de espinhos.
Reza-se pela Europa – cor branca

4º mistério

Jesus carrega a cruz.
Reza-se pela Oceania – cor azul

5º mistério

Jesus morre pregado na cruz.
Reza-se pela Ásia – cor amarela

Leia mais:
5 dinâmicas sobre a Bíblia para catequese infantil

MISTÉRIOS DA GLÓRIA E RESSURREIÇÃO – GLORIOSOS
(Domingo, quarta-feira e sábado)

1º mistério

A ressurreição de Jesus.
Reza-se pela África – cor verde

2º mistério

A ascensão de Jesus.
Reza-se pelas Américas – cor vermelha

3º mistério

Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria.
Reza-se pela Europa – cor branca

4º mistério

Assunção de Maria ao céu.
Reza-se pela Oceania – cor azul

5º mistério

Maria coroada Mãe do céu e da terra.
Reza-se pela Ásia – cor amarela

Agradecimento

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha das Missões, pelos benefícios que todos os dias a família humana recebe de vossas mãos. Dignai-vos, agora e para sempre, colocar-nos sob a vossa maternal e poderosa proteção.

Ladainha

Senhor – Tende piedade de nós
Jesus Cristo – Tende piedade de nós
Senhor – Tende piedade de nós
Jesus Cristo – Ouvi-nos
Jesus Cristo – Atendei-nos
Deus, Pai do céu – Tende piedade de nós
Deus, Filho, Redentor do mundo – Tende piedade de nós
Deus, Espírito Santo – Tende piedade de nós
Santíssima Trindade que sois um só Deus – Tende piedade de nós
Santa Maria – Rogai por nós
Santa Mãe de Deus – Rogai por nós
Santa Virgem das Virgens – Rogai por nós
Mãe de Jesus Cristo – Rogai por nós
Mãe da divina graça – Rogai por nós
Mãe puríssima – Rogai por nós
Mãe castíssima – Rogai por nós
Mãe imaculada – Rogai por nós
Mãe intacta – Rogai por nós
Mãe amável – Rogai por nós
Mãe admirável – Rogai por nós
Mãe do bom conselho – Rogai por nós
Mãe do Criador – Rogai por nós
Mãe do Salvador – Rogai por nós
Mãe da Igreja – Rogai por nós
Virgem prudentíssima – Rogai por nós
Virgem venerável – Rogai por nós
Virgem louvável – Rogai por nós
Virgem poderosa – Rogai por nós
Virgem benigna – Rogai por nós
Virgem fiel – Rogai por nós
Espelho da justiça – Rogai por nós
Sede da sabedoria – Rogai por nós
Causa de nossa alegria – Rogai por nós
Vaso espiritual – Rogai por nós
Vaso honorífico – Rogai por nós
Vaso insigne de devoção – Rogai por nós
Rosa mística – Rogai por nós
Torre de Davi – Rogai por nós
Torre de marfim – Rogai por nós
Casa de ouro – Rogai por nós
Arca da aliança – Rogai por nós
Porta do céu – Rogai por nós
Estrela da manhã – Rogai por nós
Estrela da evangelização – Rogai por nós
Saúde dos enfermos – Rogai por nós
Relógio dos pecadores – Rogai por nós
Consoladora dos aflitos – Rogai por nós
Auxílio dos cristãos – Rogai por nós
Rainha dos anjos – Rogai por nós
Rainha dos patriarcas – Rogai por nós
Rainha dos apóstolos – Rogai por nós
Rainha dos mártires – Rogai por nós
Rainha dos confessores – Rogai por nós
Rainha das virgens – Rogai por nós
Rainha de todos os santos – Rogai por nós
Rainha concebida sem pecado original – Rogai por nós
Rainha assinta ao céu – Rogai por nós
Rainha do santo Rosário – Rogai por nós
Rainha da paz – Rogai por nós
Rainha das Missões – Rogai por nós
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo – Perdoai-nos, Senhor
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo – Ouvi-nos, Senhor
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo – Tende piedade de nós
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus – Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

 

Assine Revista-desktop

 

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, degradados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Oremos

Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que conhecendo a encarnação de Cristo, vosso Filho, cheguemos por sua paixão e cruz, á glória da ressurreição pela intercessão da Virgem Maria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Ouça o Hino da Campanha Missionária 2020

Por Redação Catequistas Brasil

Você também pode gostar

Deixe um comentário