A urgência de comunicar a experiência íntima de Deus e anunciar o Evangelho é cada vez maior diante dos desafios contemporâneos. Nesse cenário complexo, a catequese, como expressão da Igreja que existe para evangelizar (cf. Evangelii Nuntiandi, n. 14), deve ser entendida como “itinerário e não apenas instrução” (Catequese Renovada, n. 282). Para comunicar a beleza da Revelação e do pertencimento a Cristo, é essencial unir o conteúdo a recursos e métodos que formem discípulos autênticos. Há, portanto, uma pedagogia catequética, que busca “ajudar as pessoas no caminho rumo à maturidade na fé, no amor e na esperança” (Diretório Nacional de Catequese, n. 146).
O sentido da didática na catequese
A catequese busca seguir a pedagogia de Jesus e a abordagem educativa da Igreja, e para isso precisa pensar e valorizar sua didática. A palavra “didática” deriva do grego didaskein, que se refere ao conjunto de métodos e técnicas utilizados para facilitar a aprendizagem. Assim, se a catequese consiste em ensinar a fé, a didática na catequese conduz à “arte” de ensinar (cf. Didática Magna, de Comenius), que implica no uso de metodologias adequadas que levem em consideração a diversidade dos catequizandos e suas diferentes fases de desenvolvimento. Ou seja, o conteúdo da fé diz respeito ao “o quê”, enquanto a didática trata do “como” ensinar e transmitir este tesouro da fé.
A vocação e a missão do catequista perpassam seu Ser, seu Fazer e, sobretudo o seu Saber Fazer. É nesse Saber Fazer que se manifesta a capacidade de traduzir a fé em linguagem viva, criativa, fiel à doutrina e, ao mesmo tempo, sensível aos sinais dos tempos, aos contextos culturais, às realidades familiares e aos desafios que atingem o coração de cada. Diz respeito às habilidades e competências necessárias para a condução eficaz da catequese. Inclui o conhecimento dos conteúdos, sua capacidade de comunicação, a sensibilidade pastoral e o uso adequado das tecnologias e recursos educativos. Por isso, o catequista precisa “encontrar os métodos, formas e maneiras adequadas para transmitir o Evangelho” (Evangelii Gaudium, n. 33).
Recursos didáticos e metodologias na catequese
Diz respeito a um conjunto de recursos didáticos essenciais para uma catequese eficaz, entre os quais se destacam:
- a desescolarização (tornar a aprendizagem mais significativa, sem elementos escolares);
- saber como utilizar a Bíblia, a música, dinâmicas e a ludicidade;
- compreender como fazer o planejamento e a avaliação dos encontros;
- ter atenção ao espaço ambiental;
- adequar os métodos conforme as idades;
- promover da inclusão e o respeito às diversidades;
- usar consciente a tecnologia, das mídias sociais e da inteligência artificial como ferramentas pedagógicas;
- saber usar a espiritualidade também como um recurso didático para melhor anunciar o Evangelho.
A espiritualidade como base da didática catequética
A importância da didática na catequese é inquestionável. Entendida em sua profundidade, não é simplesmente um conjunto de técnicas ou métodos a serem aplicados mecanicamente, mas uma verdadeira arte que requer sensibilidade, criatividade, abertura e, acima de tudo, uma vida espiritual sólida. Sem essa base, o ensino corre o risco de se tornar um mero repasse de informações, uma atividade desconectada da realidade humana, que tanto necessita de sentido e de esperança.
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Por Douglas Palmeira / Redação – Catequistas Brasil