fbpx

Você sabe o significado espiritual do coração para os cristãos?

por Redação
Você sabe o significado espiritual do coração para os cristãos?

O coração para os cristãos simboliza o centro ou núcleo do nosso ser, do qual se originam a oração e as ações morais

O coração é mencionado com frequência na Bíblia, especialmente no Novo Testamento, onde Jesus usa o termo para explicar muitas verdades espirituais.

 

 

Algumas passagens:

  • “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mateus 5, 8)
  • “Pois onde está o teu tesouro, lá também estará o teu coração.” (Mateus 6,21)
  • “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças.” (Marcos 12,30)

Na história do cristianismo, o coração simboliza o centro ou o núcleo do nosso ser, do qual se originam a oração e as ações morais. Isso até explica a expressão “core”, que é derivada da palavra latina “cor”, que significa “coração”.

Leia mais:
Saiba 10 curiosidades sobre a solenidade do Sagrado Coração de Jesus

O Catecismo da Igreja Católica aborda essa definição e descreve o significado espiritual do coração em sua seção sobre oração:

“De onde procede a oração do homem? Seja qual for a linguagem da oração (gestos e palavras), é o homem todo que ora. Mas para designar o lugar de onde brota a oração, as Escrituras falam às vezes da alma ou do espírito ou, com mais frequência, do coração (mais de mil vezes). É o coração que ora. Se ele estiver longe de Deus, a expressão da oração será vã.

O coração é a morada onde estou, onde habito (e segundo a expressão semítica ou bíblica, aonde eu «desço»). É o nosso centro oculto, inapreensível, quer para a nossa razão quer para a dos outros: só o Espírito de Deus é que o pode sondar e conhecer. E o lugar da decisão, no mais profundo das nossas tendências psíquicas. É a sede da verdade, onde escolhemos a vida ou a morte.” (Catecismo da Igreja Católica 2562-2563)

Além da oração, o coração também é visto como fonte de nossas decisões morais:

O coração é a sede da personalidade moral: “Do coração surgem maus pensamentos, assassinato, adultério, fornicação” … É prometido aos “puros de coração” que verão Deus frente a frente e ser como ele. Pureza de coração é a pré-condição da visão de Deus. Mesmo agora, nos permite ver de acordo com Deus, aceitar os outros como “vizinhos”; permite-nos perceber o corpo humano – o nosso e o do próximo – como um templo do Espírito Santo, uma manifestação da beleza divina … A pureza do coração requer a modéstia que é paciência, decência e discrição. A modéstia protege o centro íntimo da pessoa. (2517, 2519, 2533)

É por isso que o termo “coração” é comumente usado nos escritos espirituais, pois é visto como uma fonte primária de tudo o que acontece em nossas vidas espirituais. Também explica por que o amor está associado ao coração, pois o amor autêntico vem do “núcleo” do nosso ser, não de algo que está na “superfície”.

Dessa forma, é significativo que Jesus seja representado estendendo seu coração para nós, convidando-nos a levá-lo para dentro de nós e deixarmos que o seu coração domine o nosso.

Como Jesus disse a seus discípulos: “Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.” (Mateus 11,29).

Portanto, se queremos progredir na vida espiritual, precisamos olhar para o nosso coração e permitir que Deus o transforme e transforme também nossa oração e nossas decisões morais.

Peregrinação Paulo Gil Home
Com informações de Aleteia

Você também pode gostar

1 comentário

Como fazer para implantar a Iniciação à Vida Cristã em tempos de pandemia 19 de junho de 2020 - 12:26

[…] Leia mais: Você sabe o significado espiritual do coração para os cristãos? […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.