Home Catequeses Reutilize a Árvore de Natal na Catequese Infantil

Reutilize a Árvore de Natal na Catequese Infantil

por Fábio Castro
natal catequese infantil
Compartilhe:

Reutilize sua árvore de Natal na catequese infantil durante todo o ano

Quando você desmonta sua árvore depois do Natal, você já se perguntou se poderia tirar mais proveito dessa tradição maravilhosa para a sua catequese infantil? Bem, você pode! Usando algumas das sugestões a seguir, você pode usar sua árvore durante o ano todo e potencializar o aprendizado de seus catequizandos. Faça uma lista sobre como essas atividades podem se encaixar nas outras lições que você ensinará nas catequeses do próximo ano.

Diretório Catequese

 

Fazendo ornamentos para a catequese

Quando preparar suas catequeses, decida como você gostaria que os símbolos fossem feitos: em papel, madeira ou tecido (como um simples ponto de cruz para costura). Além disso, a argila barata pode ser feita com pão branco (sem crostas) e cola branca. Adicione corante enquanto a mistura ainda estiver macia. Um pequeno orifício para pendurar pode ser feito no topo depois que o símbolo é moldado na massa.

 

Veja também: Catequistas Brasil, Venha e Veja!

natal catequese infantil

 

Ideias para árvores durante todo o ano

Árvore de símbolos católicos

Pesquise a história dos símbolos católicos e discuta o que é um símbolo e por que ele é usado. Compare a ideia do símbolo com passagens bíblicas.

Árvore de doações

Decore a árvore ao longo do ano com etiquetas semelhantes a ornamentos com fotos dos itens necessários. Ou use figuras de Cristo de um lado e combine-as com ações pastorais da comunidade ou pontos de entrega onde as doações são mais necessárias no verso. Coloque a árvore na entrada da igreja para que os paroquianos escolham uma etiqueta e ajudem com doações de itens ou dinheiro. Podem ser fraldas para centros de assistência à gravidez, meias e luvas para os desabrigados ou itens alimentares para uma obra local.

natal catequese infantil

Exemplos de decoração para árvore de Natal catequese infantil:

Na Quaresma, por exemplo, anexe cruzes com a “Oração antes de um crucifixo” ou “Pela sua santa Cruz, você redimiu o mundo” ao contrário. Outra opção: escreva uma oração no verso para alguém carregando uma cruz pesada. Exemplos: para aqueles que sofrem, os sem-teto, os doentes mentais ou as crianças órfãs que precisam de adoção.

Já na Semana Santa: encontre símbolos de fé, esperança e amor; no verso, escreva o Ato de Fé, Ato de Esperança ou Ato de Amor. Faça as orações àqueles que serão recebidos na Igreja na Páscoa. Opção: Conchas de vieiras são o símbolo do Batismo – escreva os nomes daqueles que serão batizados na concha e exiba-os na árvore.

 

Árvores para meses ou festas específicas

  • Janeiro: Árvore de todos os santos
  • Fevereiro: Árvore da Fraternidade (Campanha da Fraternidade)
  • Março: Árvore da quaresma
  • Abril: Árvore da Páscoa
  • Maio: Árvore de Marias (Imagens de Nossas Senhoras)
  • Junho: Corpus Christi
  • Julho: Orações
  • Agosto: Árvore vocacional
  • Setembro: Árvore da Bíblia
  • Outubro: Arvore da vida
  • Novembro: Árvore da caridade/solidariedade
  • Dezembro: Termina o ano com a montagem da árvore de Natal tradicional.

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Este artigo foi adaptado de original publicado na  revista Catechist , em dezembro de 2017 e traduzido a partir do artigo de  Ir. Lou Ella Hickman, IWBS, MA, diretora espiritual certificada, escritora freelancer e poeta. Veja aqui texto original em inglês: https://www.catechist.com/jesse-tree-thats-not-just-christmas-2/

 

Você também pode gostar

1 comentário

10 dicas para tornar a catequese mais evangelizadora 18 de dezembro de 2019 - 18:26

[…] e da inversão de valores, a Catequese precisa dar profeticamente uma resposta propondo aos catequizandos um novo jeito de ser e estar na Igreja. Este desafio nos propõe um novo jeito de pensar e agir, […]

Resposta

Deixe um comentário