Home Blog Partilha em tempos de quarentena

Partilha em tempos de quarentena

por Redação
Partilha em tempos de quarentena

Queridos amigos catequistas,

Neste momento de quarentena e de tanta angústia em nosso coração, agravado pela necessidade do isolamento social, fico pensando no que poderíamos fazer para ajudar em forma de partilha. Como uma grande amiga lembrou hoje: temos muita sorte devido a evolução tecnológica atual nos proporcionar tantas ferramentas de comunicação (redes sociais, chamadas de áudio e vídeo, apps de videoconferência, etc.); e, portanto, não precisamos sentirmo-nos isolados.

Também me lembrei muito do livro o Pequeno Príncipe e na forma de aproximação entre a raposa e o Príncipe. Todos os dias, como a raposa tinha explicado, o garoto deveria se apresentar no mesmo horário para conversarem e se tornarem amigos íntimos. Quantos amigos de velha data você não teve mais tempo de contatar? Eu resolvi fazer uma agenda de amizade e escolher um dia e hora para cada amigo com quem gosto de conversar.

 

Semana post Home

 

 

Assim, até antes da hora marcada estarei ansiosa pelo momento de nos falarmos e dividirmos o que se passou no nosso dia e o que pudemos aprender com este tempo. Pode ser alguém de sua família com quem você não está podendo ter um contato próximo.  Assim continuamos a sentir-nos ligados apesar de fisicamente distantes.  Contudo, cumprir esta agenda pode significar para nós um propósito que nos motive e resguarde da tristeza de se sentir sozinho.

Leia mais:
Como ser catequista em tempos de coronavírus

Atente-se a rotina!

Também é muito importante ter uma rotina saudável: planejar os horários de acordar, rezar, alimentar-se, ajudar nas tarefas de casa, exercitar-se, estudar, capacitar-se, distrair-se com a TV, interagir com os da sua casa, dormir, navegar na internet responsavelmente, etc.

Muitas vezes somos assaltados por pensamentos negativos e isto não ajuda. “O que eu foco cresce” é uma das premissas da Programação Neurolinguística. Sendo assim, sabemos que temos as virtudes teologais em nós: Fé, esperança e caridade, e que Deus nos criou para uma vida eterna ao seu lado. Que nós sejamos fiéis neste momento de provação. Não importa o que acontecer, temos um Pai que nos ama e espera de braços abertos, cuidemos de nossa alma, respondamos com amor às adversidades e sejamos justos com todos, buscando não agir de forma egoísta. Portanto, em tudo demos graças a Deus, mantendo nosso coração otimista e habitado pelo sopro do Espírito Santo. Se tivermos que sofrer, que seja no colo de Jesus.

Dessa forma, tenham certeza de que vale a pena pararmos para fazermos uma avaliação do nosso amadurecimento espiritual, visando crescer na paciência, no amor a Deus e no amor ao próximo.

Passo a compartilhar aqui algumas ideias para a boa utilização do tempo neste recolhimento compulsório em nossas casas, esperando que vocês também possam fazer uma partilha e suas experiências nos comentários logo após o post:

Oração de repouso no Espírito Santo – padre Marcelo. É muito importante nós conseguirmos relaxar e este é um ótimo guia de relaxamento podendo ser feito também com as crianças.

Oração do Rosário com o Pe Joãozinho.  Este rosário contém imagens sacras de todos os mistérios e pequenas jaculatórias no meio da Ave Maria que nos ajudam a meditar na passagem. Confesso que algumas vezes deixo a TV rezando em minha casa e vou realizar outros afazeres.

– Podemos assistir com reverência as missas transmitidas pela TV e pela Web e obter a comunhão espiritual.

Segue a programação de missas de alguns canais católicos:

  • TV Globo – Domingo: 6h30
  • TV Brasil (NET 531) – Domingo: 8h
  • Pai Eterno (NET 691) – Domingo: 10h
  • Rede Vida (NET 693) – Domingo: 17h30  e Sábado: 6h55, 15h, 17h30
  • Canção Nova (NET 194) – Domingo: 15h00; Segunda-feira: 07h00, 15h00; Terça-feira: 07h00; Quarta-feira: 07h00, 20h00; Quinta-feira: 07h00, 15h00; Sexta-feira: 07h00; Sábado: 07h00
  • TV Aparecida (NET 695) – Domingo, às 8h e às 18h; Segunda à sexta-feira às 9h; Sábado, às 9h e às 18h.

Podemos praticar a leitura orante da Bíblia 

Existente em vários canais do Youtube como por exemplo a do Padre Tabosa – canal Oração Diária

Retiro quaresmal e Adoração Eucarística

Realizar um retiro quaresmal e orar à Divina Misericórdia e fazer Adoração Eucarística ao vivo se inscrevendo no canal do Instituto Hesed 

– Frei Sérgio Henrique – Canal Vida Cristã 

Cursos online

Comunidade Pantokrator Intimidade com Deus, Leitura Orante, Virtudes Teologais, Sacramentos, Luz da fé (mais completo deles) – da Comunidade Pantokrator

– Curso do Catecismo Católico grátis  e online

– Cursos grátis online da plataforma Século XXI como por exemplo: Aprender a cuidar na convivência, a prática do equilíbrio, A família no Plano de Deus, Orar com a palavra de Deus, entre tantos outros.

Vamos partilhar estratégias para que nossa quarentena seja melhor aproveitada e cheia de DEUS !!!

Paz e bem!

Por Lilian Volpato

 

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

Deixe um comentário