Home Liturgia Liturgia Diária: 28ª Semana do Tempo Comum | Santa Teresa de Jesus | Quinta-feira – 15/10/2020

Liturgia Diária: 28ª Semana do Tempo Comum | Santa Teresa de Jesus | Quinta-feira – 15/10/2020

por Redação
Liturgia Diária: 28ª Semana do Tempo Comum | Santa Teresa de Jesus | Quinta-feira - 15/10/2020
Compartilhe:

Confira a liturgia de hoje, quinta-feira – 15/10/2020

Cor Litúrgica: Branco

Primeira Leitura de hoje (Ef 1,1-10)

Início da Carta de São Paulo aos Efésios.

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus: 2a vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência. 9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo Responsorial de hoje (Sl 97)

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

Evangelho do dia (Lc 11,47-54)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Confira abaixo o #minisermão desta quinta-feira: “Escute com atenção as críticas; pode ser uma ótima ocasião para melhorar algo em sua vida (Lc 11,47-54).”

#minisermao 

Escute com atenção as críticas; pode ser uma ótima ocasião para melhorar algo em sua vida. Jesus fez muitas críticas aos fariseus e, muitos deles, fechavam os ouvidos e não queriam ouvir palavras difíceis que colocavam o dedo na ferida! Muitas vezes, recebemos críticas injustas, mas, outras vezes, recebemos críticas honestas de pessoas que querem o nosso bem. Essa crítica precisa ser ouvida, ponderada, rezada e, com humildade, podemos mudar algo em nossa vida. Não somos perfeitos! Estamos ainda por ser feitos, estamos em construção! E é bom quando encontramos uma ocasião de corrigir algo em nossa vida (Lc 11,47-54).

Pe. Joãozinho, scj

Ouça o #minisermao no vídeo do Evangelho do dia!

Conheça o Catequistas Brasil, o maior evento para catequistas que você já viu!

Diretório Catequese

Veja também a liturgia diária de amanhã:

Liturgia Diária: 28ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira – 16/10/2020

Você também pode gostar

Deixe um comentário