fbpx

Dia mundial da Terra: como trabalhar o respeito ao planeta na catequese?

por Redação
Dia mundial da Terra: como trabalhar o respeito ao planeta na catequese

Como cristãos, é importante que desde cedo os catequizandos aprendam a cuidar da criação divina

Hoje, 22 de abril, o mundo celebra o 50º Dia Mundial da Terra. Como cristãos, é fundamental o comprometimento com a criação que nasceu por meio do sopro vital de Deus. Dessa forma, é importante que desde pequenas, as crianças sejam ensinadas acerca da importância do planeta e sua preservação tanto ambiental como também humanizada.

 

 

Em uma de suas homilias, o Papa Francisco afirmou que a necessidade de possuir um respeito sagrado pelo planeta, se dá pelo fato de que além de nossa casa, ele também é casa de Deus. Na catequese, essa consciência também se faz importante, pois é nela que as crianças estão tendo sua primeira formação oficial sobre as doutrinas e desígnios da Igreja Católica, em que preservar a criação divina, também é reflexo de um comportamento cristão.

Mas então como trabalhar o compromisso e respeito com a Terra na catequese? O Catequistas Brasil reservou algumas dicas de como isso pode ser realizado, principalmente na época difícil em que o mundo se encontra devido a pandemia de coronavírus. Esta é uma ótima oportunidade para trabalhar a conscientização das crianças, mesmo que dentro de casa.

Solidariedade| Imagem: Reprodução

Repassar informações concretas também é catequizar

Com o decreto de quarentena e a paralização das atividades presenciais da catequese, é fato que os catequistas precisaram se reorganizar e traçar novas formas para que a evangelização não pare. O Catequistas Brasil já ressaltou a importância de manter a comunicação por meio das redes sociais e WhatsApp e passar dinâmicas e tarefas para serem realizadas em casa, com a família. Portanto, nessa semana em especial, informar sobre a importância do planeta pode ser o início do plano catequético.

Se você possui um grupo com os catequizandos ou então com os responsáveis é legal mandar conteúdo falando sobre a preservação do ambiente, a ajuda aos mais necessitados, a solidariedade e amor pelas criações de Deus. Vale ressaltar que boas ações também são uma forma de respeitar o planeta e que o gesto não se limita apenas à preservação da fauna e flora, mas sim de toda a humanidade também.

Leia mais:
Preparação para o mês mariano: confira músicas de devoção à Nossa Senhora

Meditando a palavra

Convide os catequizandos a lerem com suas famílias a passagem da criação do mundo a partir das seguintes perguntas:

  • Qual a importância dessa passagem?
  • Como podemos fazer para preservar toda a obra de Deus?
  • O que eu tenho feito e o que eu posso melhorar para contribuir no cuidado com o planeta?
Gênesis 1 1:27

No princípio criou Deus o céu e a terra.
2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,

18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Colocando os ensinamentos em prática

Dia mundial da Terra: como trabalhar o respeito ao planeta na catequese

Desenhando o planeta Terra| Imagem: Reprodução

Após a leitura e os questionamentos realizados com a família, convite os catequizandos a realizarem desenhos para transmitirem as suas respostas. Isto é, quais foram os ensinamentos que o livro do Gênesis deixou? A partir disso realize combinados de pequenos gestos que podem ser realizados durante a semana para por em prática o aprendizado adquirido.

Lembrando que o incentivo à preservação, união e respeito não deve ser lembrado apenas em datas especiais. É fundamental que pequenos gestos sejam incentivados sempre, para que as crianças entendam que é uma importância que se dá todos os dias.

Por Redação Catequistas Brasil

Você também pode gostar

2 comentários

Maria Aparecida Baptista Ferrarezi 22 de abril de 2020 - 16:49

Estou achando ótimo este suporte, que o “Catequista Brasil” da oferecendo aos Catequistas de todo Brasil.
Deus Abençoe toda Equipe, e que o Espírito Santo Ilumine Todos com muita Sabedoria e Intendimento.

Resposta
Matilde Aparecida Campos ferro 22 de abril de 2020 - 20:58

Sou catequista para adolecentes,Amo envagelizar gostaria de receber conteúdos para esta idade.estou na crisma 1.

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.