No próximo dia 12 de outubro, celebramos o dia de Nossa Senhora Aparecida, a mãezinha do céu encontrada nas águas
Nossa Senhora Aparecida, a virgem negra encontrada nas águas é celebrada no dia 12 de outubro. Neste dia, também é comemorado o Dia das Crianças. Então, nada melhor que apresentar a elas a história da mãezinha do céu e ensiná-las a pedir proteção, para que sejam crianças educadas na fé e no amor de Maria.
A História de Nossa Senhora Aparecida
A história de Nossa Senhora Aparecida tem início no ano de 1717, três pescadores, de nome Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, moradores das margens do rio Paraíba, em Guaratinguetá, estavam pescando em suas canoas, sem conseguir pescar nenhum peixe, depois de longas horas de esperanças e inúteis tentativas. Lançando, João Alves, mais uma vez a rede na altura do Porto de Itaguaçu, retirou das águas o corpo de uma imagem, sem a cabeça, e lançando mais abaixo a rede, colheu também a cabeça.
Eles envolveram-na em um pano e continuaram a pesca. Desde aquele momento foi tão grande a pescaria, que em pouco tempo encheram as canos e tiveram que suspender a pesca para não naufragarem. Eram fatos extraordinários: o encontro do corpo da imagem, o encontro da cabeça e por fim a pesca abundante. Os pescadores começaram a rezar todos os dias preces diante da imagem, pedindo e agradecendo favores e graças. Era a imagem de Nossa Senhora da Conceição, chamada por todos de “Aparecida”.
Em 1743 começaram a construção de uma grande igreja, só terminando em 1745. Os romeiros cresciam dia a dia. Em 8 de setembro de 1904, o Papa mandou coroar a Virgem Aparecida. E no dia 16 de julho de 1930, o Papa proclamou a Virgem Aparecida como padroeira principal do Brasil.
Leia mais:
10 dinâmicas divertidas para catequese
1 comentário
Olá boa tarde!
Sou Elizabete Barboza, morou no sertão de Pernambuco sou catequista por amor.