A música católica tornou-se de extrema importância para o cenário musical brasileiro e hoje é um dos principais atrativos de eventos católicos
A música tornou-se um meio de comunicação universal, baseado na arte de combinar sons e o silêncio com harmonia, de uma forma que toque a alma do ouvinte. Diversas categorias foram formadas com base na cultura e nos costumes da sociedade, uma delas é a música católica, que vem conquistando os milhares de eventos religiosos espalhados por todo o país.
A música católica passou a ter notoriedade após o Concílio Vaticano II. A partir desse encontro e da não obrigatoriedade do latim, a igreja passou a ver a necessidade de se produzir novas canções para que cada cultura pudesse evangelizar de acordo com sua língua e seus costumes. Mesmo com os avanços, anteriormente a música católica só era consumida em missas, encontros da comunidade ou na catequese, hoje em dia a realidade mudou! Com o avanço da tecnologia, novos meios surgiram e as canções passaram a ser consumidas em discos e agora nas plataformas digitais.
Leia mais:
Catequistas Brasil 2020 receberá grandes nomes da Música Católica
Incentive a música católica nos eventos da sua paróquia
Muitas paróquias possuem um cronograma anual de eventos, sejam eles para homenagear o padroeiro ou as festas sazonais, que fazem parte da cultura da cidade. Nessas festas, muitas comunidades investem em shows para animar os moradores ou visitantes que prestigiam o evento.
Em grande parte, os shows contratados são bandas de outros gêneros musicais, mas porque não levar para o seu evento religioso cantores da música católica? Este cenário vem se profissionalizando, algumas produtoras estão surgindo especificamente para a divulgação da música católica, como é o caso da Fino Tom que é responsável por produzir os shows dos principais artistas do cenário musical católico, entre eles: Adriana Arydes, Dunga, Eros Biondini e DJ Ângelus, além de contribuir com eventos de outros cantores, conforme solicitado pela organização.
A Fino Tom foi uma grande parceira do Catequistas Brasil 2020, que aconteceu entre os dias 7, 8 e 9 de fevereiro no Santuário Nacional de Aparecida. No evento, estiveram presentes os artistas da Fino Tom e demais nomes da música católica, entre eles: Banda Rosa de Saron, Diego Fernandes, Pitter Di Laura, Guto (Banda Dom), Léo Mantovani, Léo Rabelo (Dominus), Padre Joãozinho, scj e Ziza Fernandes. Os shows que abrilhantaram o evento contribuíram com uma linda festa de evangelização, promovendo um grande encontro para os catequistas. Dessa forma, a música católica contribui ainda mais com a propagação da Palavra de Deus.
Leia mais:
Aqui você encontra as palestras do Catequistas Brasil
Compartilhe essa ideia!
A música católica deve ser mais consumida em nosso cotidiano, não somente nos eventos das paróquias e comunidades, mas em nossas atividades do dia-a-dia, no carro, no fone de ouvido, ou até mesmo durante os encontros de catequese. Incentivar esse cenário em nossas atividades é contribuir com a evangelização e valorizar a fé católica. Aproveite as novas plataformas e compartilhe a boa nova por meio das redes sociais, espalhe a mensagem da fé, seja um propagador!
Por Micheli Ferreira – Redação Promocat
1 comentário
Sou uma amante da nossa música católica e faço de tudo para evangelizar através dela mais ainda existe um certo tabu ,mais a minha meta é nunca desistir..Sou tieti do troféu louvamos acho que deveria ser passado no Brasil inteiro em todas as redes de televisão…graça e paz a todos…