O Livro dos Salmos é uma coleção de orações. As poesias, músicas, louvores e expressões de fé do povo que confia em Deus desde a Primeira Aliança ficaram registradas no Livro dos Salmos.
Os Salmos são um diálogo com Deus. As pessoas de fé aprenderam a dialogar com Deus por diversas maneiras. Por isso que a experiência de fé não possui limites.
Uma pintura, uma música, uma poesia, o colorido das flores, a brisa do amanhecer, o canto dos pássaros, e tantas outras manifestações podem manifestar o amor de Deus.
A vida em família é uma manifestação do Deus-Amor, Deus-Comunhão, Deus-Família.
O Salmo 1, logo no início da coleção dos 150 salmos da Bíblia, tem um ensinamento para as famílias em nossos dias: “Feliz é quem não se desvia do caminho do Senhor e confia nele” (Sl 1,1).
A catequese familiar é um momento muito especial para ensinar a confiança. Feliz é a família que confia em Deus. O primeiro nível de confiança acontece nas relações familiares. A pessoa recém-nascida confia que será alimentada, e quando está com fome, chora. A pessoa idosa espera e confia em seus familiares que seja cuidada com dignidade. E assim, em cada fase da vida, o vínculo das pessoas acontece por meio da confiança.
A catequese familiar ensina a confiar em Deus
A tarefa da catequese é ensinar a confiar em Deus em todas as situações da vida.
Para realizar este exercício da confiança, é bom aprender com a experiência das famílias presentes na Bíblia.
E para isso, vamos seguir com a Leitura Orante em família:
Leia mais:
Catequista: discípulo, missionário, profeta, pedagogo e mistagogo
Catequistas Brasil: segunda live foi realizada no Mês do Catequista
1º – Passo
Refrão meditativo: Vem, Espírito Santo, vem. Vem iluminar! (2x)
1. Nossos caminhos vem iluminar! Nossas ideias vem iluminar! Nossas angústias vem iluminar! As incertezas vem iluminar!
– Ler o texto bíblico com atenção e de forma pausada: 1Rs 17,10-16
– Identificar as personagens presentes no texto;
– Quais os gestos e as relações entre as personagens?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________
– Como o texto nos ajuda a refletir sobre a confiança dos membros da família entre si, e da família em Deus?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________
2º – Passo
Aspectos da catequese familiar para ensinar a confiar em Deus:
- Elias é o profeta enviado por Deus para as realidades mais esquecidas: uma viúva com um filho. Elias cumpre seu chamado e sua vocação e se coloca a caminho. Diante da viúva ele fala a palavra de Deus, é mensageiro de uma palavra que não é sua.
- A presença de Elias, e de todos os profetas, nos ensina sobre a confiança em Deus. A entrega total, o pouco que nós temos, é o suficiente para vermos a ação da providência de Deus.
- Elias está diante da miséria humana como um sinal da presença de Deus. Ele encontra uma família com fome e sem relações com a comunidade. Elias precisa ser firme na sua vocação para comunicar a mensagem que recebeu de Deus. Ele é canal da graça e será lembrado como “homem de Deus” na vida daquela viúva e de seu filho, e sua palavra precisa despertar confiança na ação de Deus.
- A mensagem que Elias carrega é uma novidade: onde existe acolhida, partilha e preocupação com a vida das pessoas, a fome material e espiritual é saciada. A viúva e seu filho foram amparados pela visita do profeta e não faltou mais comida até o fim da seca que acontecia na região.
- Deus continua enviando profetas, mensageiros, lideranças para falar em seu nome, espalhar a sua mensagem de esperança.
- Ser catequista é agir como mensageiro de Deus e transmitir a confiança. Enquanto catequistas é preciso confiar nas famílias, acolhê-las como sinal de Deus em nossas vidas e buscar sustentar relações duradouras, de amizade, fidelidade, companheirismo.
– Destacar uma frase e comentá-la no grupo com as famílias.
Leia mais:
A música na catequese: uma primeira aproximação
Por uma catequese bíblica e de retorno às fontes da fé
3º – Passo
“A farinha da vasilha não acabou, e o óleo da jarra não diminuiu” (1Rs 17,16).
Em sintonia com todas as famílias de nossa paróquia, vamos cantar e elevar a Deus a nossa oração, como quem confia em Deus:
Cantar ou rezar: Abençoa, Senhor, as famílias. Amém. Abençoa, Senhor, a minha também.
4º – Passo
A Palavra de Deus nos provoca a olhar a realidade e perceber como podemos crescer em relações novas para expressar a confiança nas pessoas, na família e em Deus.
– Pensar em algum compromisso concreto para ser realizado em família para demonstrar que somos pessoas de confiança e que queremos crescer na confiança em Deus.
Ariél Philippi Machado – Catequista na Arquidiocese de Florianópolis (SC), membro da Rede Lumen de Catequese, Teólogo e Especialista em Catequese – Iniciação à Vida Cristã
1 comentário
Excelente 👏👏👏👏👏