O Prêmio Frei Bernardo Cansi chega à sua segunda edição, reconhecendo aqueles que dedicam suas vidas à catequese.
Esta celebração é feita para agradecer nomes da catequese no Brasil, da vanguarda e da juventude, visando, especialmente, o impulso e a motivação dos catequistas que seguem sua missão de evangelização, formando discípulos missionários para o Reino de Deus.
O nome do prêmio é uma homenagem a Frei Bernardo Cansi, frade franciscano, que desempenhou um papel crucial na transformação da catequese no Brasil, sendo um dos principais responsáveis pela introdução do movimento da Catequese Renovada.
A premiação, que ganhou espaço entre os catequistas, foi criada para motivar e incentivar a missão de catequizar crianças, jovens e adultos, além de reconhecer e valorizar iniciativas no campo da catequese, destacando projetos, pessoas, instituições e comunidades que se esforçam para formar crianças, jovens e adultos na fé.
Homenageados 2024
Padre Paulo Gil
Congregação Nossa Senhora de Belém
e da Madre Maria Helena Cavalcanti
Marlene Silva
Paulinas-COMEP
Padre Humberto de Carvalho
Irmão Israel Nery, FSC
Irmã Ângela Soldera, SJBP
Padre Luiz Lima, SDB
Irmã Marlene Bertoldi, CIIC
Inês Broshuis
Padre Zezinho, SCJ
Bernardo Cansi
Frei Bernardo Cansi, OFMCap, nasceu em 3 de julho de 1937, em São Jorge (RS), filho de Irene Maria Albarello e Alexandre Cansi, com o nome de batismo Fermino José Cansi. Entrou no seminário em 1951 e fez sua profissão temporária como franciscano capuchinho em 1957. Em 1960, fez sua profissão perpétua e foi ordenado sacerdote em 1966.
Atuou na Província Capuchinha do RS e depois foi transferido para a Província do Brasil Central, passando por Brasília, Ceilândia, Campo Grande e Coxim, onde se dedicou à Liturgia e à Catequese Renovada, tornando-se referência nacional. Foi autor de 23 livros e mais de 40 artigos, além de membro da Academia de Letras de Brasília.
Idealizou a Missa dominical na TV Brasília e a Ave-Maria na Rádio Planalto. Em 1995, iniciou o mestrado em Catequese em Roma, mas interrompeu os estudos ao descobrir um câncer. Conhecido como um frade alegre, entusiasta, vibrante, persistente e sempre otimista, Frei Bernardo faleceu em 31 de agosto de 1996, em Brasília, aos 59 anos, sendo 39 de vida religiosa e 30 de sacerdócio.
Ajude a premiar nossos Catequistas:
Nesta segunda edição, todos os inscritos no Catequistas Brasil 2025 podem ajudar a escolher os ganhadores do prêmio. A premiação, que acontecerá durante o evento em Aparecida (SP), será feita em duas etapas:
Votação aberta de 30/10 a 30/11. Cada inscrito pode votar em uma única pessoa. Os 5 mais votados serão finalistas.
Votação final entre os 5 finalistas de 05/12 a 05/01/25. O vencedor será anunciado no dia 08/02/25, durante o Catequistas Brasil 2025!
Regras Importantes
- Será permitido apenas um (1) voto por pessoa, na primeira fase;
- O(a) indicado(a) na primeira fase deverá ser apresentado(a) com nome completo, cidade, estado, paróquia, diocese, além de ter uma relação/envolvimento com a catequese.
- Indicações de nomes que não tenham ligação com a catequese, ou com dados incompletos, conforme item acima, não serão aceitas;
- Na segunda fase, cada pessoa poderá votar quantas vezes quiser nos nomes dos finalistas.
Como votar no indicados ao
Prêmio Frei Bernardo Cansi?
1. Entre na área de votação do prêmio
Acesse o link “vote agora” entre os dias 30/10 e 30/11/25 e clique em iniciar.
2. Preencha com seus dados
Faça seu cadastro, inserindo seu nome, e-mail e CPF e clique em continuar.
3. Faça a indicação de seu candidato
É preciso preencher todos os dados do indicado, clicar em finalizar e aguardar confirmação.
4. Acompanhe os resultados
Finalizada a primeira etapa, vote na segunda fase de 05/12 a 05/01, desta vez entre os finalistas.
A Premiação acontecerá no Maior Encontro de Catequistas do Brasil!
A premiação do Prêmio Frei Bernardo Cansi será realizada na 6ª edição do Catequistas Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).
De 7 a 9 de fevereiro, catequistas de todo o Brasil se reunirão no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida para três dias de formação, partilha e celebração.