Home BlogÂngela Rocha Onde buscamos a mensagem da catequese?

Onde buscamos a mensagem da catequese?

por Redação
Onde buscamos a mensagem da catequese?
Compartilhe:

Primariamente, o conteúdo da catequese é a Bíblia/Palavra, a mensagem da catequese se encontra nas Sagradas Escrituras, principalmente nos Evangelhos; também encontramos na Tradição (comportamento do povo e herança apostólica) e no Magistério (doutrina, catecismos). Qualquer tema da catequese se encontra em um destes 3 lugares. No entanto, o mundo contemporâneo nos faz buscar inspiração no mundo e na sociedade para complementar a Palavra, a Tradição e o Magistério.

 

Diretório Catequese

 

Resumindo, as fontes da Catequese são:

  1. Nas sagradas Escrituras;
  2. Tradição (Devoção aos santos, devoção mariana, terço, orações/fórmulas);
  3. Magistério (Catecismos). (DNC 23 – 25 – 106 – 107- 123 – 126 – 127)

Não podemos esquecer também a pessoa do Catequista, que tem a missão importantíssima de transmitir estas mensagens. Em sua fala no Simpósio Internacional sobre Catequese o Papa Francisco acrescentou que o “Catequista caminha a partir de Cristo e com Ele, não é uma pessoa que parte de suas próprias ideias e gostos, mas se deixa olhar por Ele, porque é este olhar que faz arder o coração.”

Leia mais:
Saiba quais são as condições necessárias para que os catequizandos recebam a Eucaristia

Segundo o Papa Francisco, o catequista deve levar crianças, jovens e adultos ao encontro de Jesus. Seja por meio das palavras ou dos exemplos de sua própria vida, seguindo três pilares:

  1. Ter familiaridade com Cristo, aprender com Ele, escutá-lo e permanecer em seu amor, como Ele mesmo ensinou aos discípulos: “Permaneçam no meu amor, permaneçam ligados a mim, como o ramo está ligado à videira. Se somos unidos a Ele, podemos dar frutos”. O coração do catequista deve viver essa união com Ele.
  2. Viver o dinamismo do amor, a exemplo de Cristo, no sair de si para ir ao encontro do outro. O dom do catequista o impulsiona sempre para fora de si mesmo, doando-se aos outros.
  3. Não ter medo de sair, de ir até as periferias, de ir a quem precisa, sair do comum para seguir a Deus, porque Deus vai sempre além.

O encontro de catequese deve ter o cuidado de desenvolver a vivência pessoal e comunitária da fé e seu compromisso com a transformação do mundo. Sendo assim, é fundamental que esses conteúdos tenham por base a fé crida, celebrada, vivida e rezada, e constitua um chamado à educação cristã integral.

O Catecismo da Igreja Católica é oferecido a todos os fiéis e a cada homem que queira conhecer aquilo em que crê a Igreja Católica. A educação à fé é bem radicada em todas as suas fontes e abraça diferentes dimensões.

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Ela é sustentada por quatro colunas:

  1. O Credo;
  2. Os Sacramentos;
  3. Mandamentos e Bem aventuranças;
  4.  Oração do Pai Nosso.

Baseado na riqueza da tradição do Catecismo, buscamos a orientação recordando a História da Salvação nas três etapas da Tradição Patrística:

  1. Antigo Testamento;
  2. Vida de Jesus (Novo testamento);
  3. História da Igreja (magistério, tradição).
Por Ângela Rocha – Catequista e Formadora. Administradora do Grupo Catequistas em Formação e Graduanda em Teologia – 4º Período – PUCPR.
Fontes:
  • Diretório Geral de Catequese (130)
  • Diretório Nacional de Catequese (106)

Você também pode gostar

1 comentário

Maria Aparecida Tomaz 22 de setembro de 2020 - 18:18

Gostaria de participar mais gostei muito dessa matéria

Resposta

Deixe um comentário