Home Liturgia #minisermão: 5ª Semana do Tempo Comum – Terça-feira

#minisermão: 5ª Semana do Tempo Comum – Terça-feira

por Redação
#minisermão: 5ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira
Compartilhe:

Confira o #minisermão desta terça-feira: “Cerimônias e ritos são apenas a veste da Celebração: célebre ação salvífica de Jesus na liturgia (Mc 7,1-13).”

Evangelho (Mc 7,1-13)

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

#minisermão

Cerimônias e ritos são apenas a veste da Celebração: célebre ação salvífica de Jesus na liturgia. Tudo na vida tem seu rito, seu ritmo. Boas maneiras, o jeito de segurar os talheres, a maneira de usar o guardanapo ou o prato ou o copo certo para a bebida certa são ritos de refeição… o jeito de lavar as mãos… mas o importante mesmo é o alimento que nos sustenta! Ninguém se alimenta de copos, pratos e talheres. Preste atenção para não estacionar na exterioridade do rito, e nunca chegar ao coração da Celebração, que é onde acontece o encontro com Jesus, nosso Senhor e Salvador (Mc 7,1-13)!

Pe. Joãozinho, scj

Ouça!

 

Diretório Catequese

Você também pode gostar

Deixe um comentário