Confira o #minisermão desta segunda-feira: Radicalidade, sim; radicalismos não! Fundamento, sim; fundamentalismos, não! Ideias, sim; ideologias, não (Mc 2,18-22)!
Evangelho (Mc 2,18-22)
Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
#minisermão
Radicalidade, sim; radicalismos não! Fundamento, sim; fundamentalismos, não! Ideias, sim; ideologias, não! Jesus veio nos levar até a raiz da verdade, mas sem radicalismos. Ele nos ensinou que o sim é sim e que o não é não. Mas viver na polarização pode não fazer parte da missão do discípulo de Jesus. Ele é o fundamento, a pedra rejeitada pelos construtores, mas é a pedra da verdade, o fundamento seguro para a nossa existência. Mas os fundamentalismos constroem casas e castelos sobre a areia. As ideias de Jesus são muito mais do que ideias; são mais do que verdades. Ele é a verdade, o caminho e a vida. Nele não cabem meras ideologias (Mc 2,18-22).
Pe. Joãozinho, scj
Ouça!