Confira o #minisermão deste sábado: O amor aos inimigos nos dá a certeza de que é amor de verdade, pois não é feito para a troca (Mt 5,43-48).
Evangelho (Mt 5,43-48)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
#minisermao
O amor aos inimigos nos dá a certeza de que é amor de verdade, pois não é feito para a troca. Quando é apenas um amor apaixonado, pode ser uma busca de retribuição; pode ser uma oferta interesseira. Amo aquela pessoa que tem tantas posses, em busca de um pagamento pelo meu amor; amo aquela pessoa tão carinhosa, em busca de um salário afetivo para a minha carência. Mas, quando eu amo uma pessoa que não me ama e, ao contrário, me rejeita, esse amor, mesmo unilateral, é totalmente gratuito e verdadeiro, porque não há a mínima possibilidade de esperar um amor em troca. Então, você está amando do jeito que Deus ama (Mt 5,43-48).
Pe. Joãozinho, scj
Ouça!