Home Liturgia Liturgia Diária: 29ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira – 23/10/2020

Liturgia Diária: 29ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira – 23/10/2020

por Redação
Liturgia Diária: 29ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira - 23/10/2020
Compartilhe:

Confira a liturgia de hoje – 23/10/2020

Cor Litúrgica: Verde

Conheça o Catequistas Brasil, o maior evento para catequistas que você já viu!

Primeira Leitura de hoje (Ef 4,1-6)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também uma só é a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo Responsorial de hoje (Sl 23)

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração.

— Quem não dirige sua mente para o crime. Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

Evangelho do dia (Lc 12,54-59)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Confira abaixo o #minisermão desta sexta-feira: “A lei exige interpretação; o mito da lei perfeita, que basta aplicar, é uma fantasia perigosa (Lc 12,54-59).”

#minisermao 

A lei exige interpretação; o mito da lei perfeita, que basta aplicar, é uma fantasia perigosa. O próprio Jesus disse: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Vós sabeis interpretar o aspecto da Terra e do Céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo”? Portanto, existe um enunciado da Lei, feito com muito carinho pelas instâncias adequadas; mas precisa da figura de um juiz, que é feito para julgar, para aplicar a lei a uma determinada circunstância. A interpretação é uma arte! Oremos pelos nossos juízes (Lc 12,54-59).

Pe. Joãozinho, scj

Ouça o #minisermao no vídeo do Evangelho do dia!

Conheça o Catequistas Brasil, o maior evento para catequistas que você já viu!

Diretório Catequese

Veja também a liturgia diária de amanhã:

Liturgia Diária: 29ª Semana do Tempo Comum | Sábado – 24/10/2020

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário