A catequese é fundamental para viver a fé em Cristo e evangelizar
Durante diferentes épocas de nossas vidas, há preparações para recebermos os sacramentos da Igreja Católica. Assim, quando pequenos, através da catequese, aguardamos receber ansiosamente a primeira comunhão e mais tarde, a crisma. Mas é preciso ter em mente, que a importância da catequese vai muito além da preparação sacramental, a catequese prepara o indivíduo para a vida.
A palavra catecismo deriva do grego e tem o significado resumido ao ensino da doutrina de Jesus. Dessa forma, responde-se à pergunta que muitos pais realizam “ Por que inscrever meu filho (a) na catequese? ” A reposta é simples, a catequese apresenta para a criança, de forma consistente, os desígnios para seguir o caminho de Cristo. Essa formação além de contribuir na fé, também influenciará de forma positiva, o comportamento do indivíduo nos ambientes que frequenta, sua forma de ver o mundo e também trabalha a sensibilidade dele para com o próximo.
Leia mais:
Como fazer uma boa acolhida na catequese?
A Primeira Comunhão
A catequese da primeira comunhão geralmente se inicia por volta dos 9 anos de idade. Mesmo que a criança tenha tido uma formação católica dentro de casa e sempre estado presente na igreja, é aqui que se tem uma apresentação mais profunda do que prega Jesus Cristo. Os encontros proporcionam o esclarecimento de dúvidas, apresentação de temas católicos diversificados e principalmente o verdadeiro significado da comunhão.
Na infância, a criança ainda se encontra em formação educacional. Portanto, é muito importante o papel desempenhado pelo catequista, pois através do catecismo, entende-se o que é certo e o que é errado, o que permitir influenciar-se e conviver com as outras crianças durante os encontros, gera boas amizades que podem ser levadas para a vida toda.
Visto isso, o catecismo é essencialmente uma experiência de comunhão com Deus, com sua palavra, comunidade cristã e com a família. Pois, quem encontra a verdade de Cristo tem sua vida transformada e por isso é tão importante possibilitar essa experiência para as crianças, assim elas crescerão alicerças da na confiança divina, além de após concluir o catecismo, receber a comunhão que é o alimento da alma.
A Catequese da Crisma
Já a catequese da crisma geralmente começa por volta dos 14 anos, no meio da adolescência, em que o jovem já possui uma convicção de fé mais alicerçada. Afinal, o sacramento da crisma consiste na escolha do indivíduo de confirmar o seu batismo e seguir na caminhada pela Igreja Católica.
Nesse período, o cristão já se depara com provações e situações que tentam testar a sua fé. As influências para que ele se afaste do caminho de Deus passam a fazer parte do seu dia a dia e dessa forma, o catecismo entra como uma motivação de que Deus está ao lado de todos e como reagir a essas situações. Para isso, é trabalhado temas que exprimem a opinião da Igreja católica e como seguir sua doutrina.
Como na Primeira comunhão, na crisma os jovens passam a conviver com pessoas da mesma idade, podendo gerar assim, amizades que se fortaleçam na fé e que sejam guiadas por Deus. Geralmente muitos deles acabam seguindo com o grupo de jovens e também descobrem suas vocações para ajudar na igreja, entrando na equipe de liturgia, acólitos, etc.
Tal fator, se dá também pelo fato de que na Crisma, se recebe o Espírito Santo e com ele, nos proclamamos soldados de Cristo, prontos para defende-lo até o fim. Portanto, a catequese é um ponto fundamental para viver a fé em Cristo.
Leia mais:
A importância da catequese para a fé das crianças, jovens e adultos
Oração do catequizando
Senhor,
Dai-me forças para perseverar na Catequese
Que eu não desista diante do primeiro obstáculo
Quero ser fiel aos teus ensinamentos
E assim aplicá-los na minha vida diária.
Dai-me discernimento para compreender tua Palavra
Para que eu possa mais adiante também proclamá-la
Anunciando o teu tão sonhado projeto de vida
Testemunhado com os meus atos o teu Santo Evangelho.
Dai-me fé suficiente para crer além dos meus olhos
Percebendo em cada detalhe da vida tua presença santa.
Agradecendo e louvando pelas maravilhosas obras de tuas mãos
Sendo parte integrante na construção do teu Reino.
Dai-me sabedoria e humildade para entender Tua Vontade
Transformando-me em um cristão autêntico
Convicto da fé que minha Igreja professa.
Amém!
Por Redação Catequistas Brasil
1 comentário
Deus seja louvado por estas mãos que compartilham as riquezas de Deus!