fbpx
por Redação

DINÂMICAS PARA CATEQUESE

APRESENTAÇÃO DAS DINÂMICAS DA CRUZ

Dinâmicas da Cruz do Catequista e do Catequizando:

Preparamos essas duas sugestões de Dinâmicas para você fazer com seus colegas catequistas e com seus catequizandos, envolvendo também os familiares, se preferir. Essa proposta quer unir os catequistas em oração e comunhão, e introduzir os catequizandos e seus familiares na vida Cristã da comunidade, como nos pede a Igreja na caminhada de Iniciação à Vida Cristã. Nessa proposta você verá:

1. O Significado da Cruz do Catequista
2. A Oração do Catequista
3. A Proposta de oração e dinâmica entre os Catequistas
4. O Significado da Cruz do Catequizando
5. A Oração do Catequizando
6. A Proposta de dinâmica de entrega da Cruz aos catequizandos
7. As Sugestões para dinâmica da a entrega da cruz aos catequizandos

São duas cruzes principais e uma complementar. A Cruz maior é para o catequista e a menor para o catequizando. A pequenas cruz, sem o cordão se encaixa no centro das outras duas cruzes, simbolizando que Cristo ressuscitou para todos nós. Veja abaixo as dinâmicas proposta.

cruz do catequista
Catequeses 2025

A CRUZ NO PROCESSO DA IVC

Dentro do processo de Iniciação à Vida Cristã (IVC), os catequizandos são inseridos em algumas celebrações, das quais recebe símbolos que marcam seu crescimento na caminhada e sua adesão ao projeto de Cristo.

“Esta Cruz que entregaremos a vocês é para que cresçam no amor, doação a Jesus Cristo que se entregou por nossa salvação.” (RICA, 2009, p.40)

Em uma das etapas no caminho da IVC o catequizando recebe a Cruz como sinal daquele que abraça a missão e carrega com amor a Cruz de Cristo junto com a sua, lembrando sempre da entrega oblativa de Jesus por nós. Abaixo você encontra o significado da Cruz, orações e dinâmicas para a distribuição entre os catequistas e os catequizandos.

catequista-institucional-1

1- SIGNIFICADO DA CRUZ DO CATEQUISTA

É da Cruz que emana o amor que sustenta a Igreja, pois JESUS é, e sempre será, o Centro da ação evangelizadora e catequética da Igreja. Por isso a Cruz é o símbolo maior do Catequistas Brasil. Ao redor da Cruz temos a representação dos CATEQUISTAS de mãos dadas, símbolo da comunidade, lugar de fraternidade e comunhão onde vivemos como irmãos que se esforçam para fortalecer essa comunidade. Na a composição da Cruz, marca registrada do Evento, foram utilizados dois tons de azul, cor que remete ao Divino, pois recorda a cor do Céu. Além de trazer a tranquilidade e a paz que só se encontram em Deus, traz consigo a confiança e a segurança dentro do processo de caminhada do discípulo. O azul também remete ao Manto de Nossa Senhora, a primeira catequista. Já a Cruz varia entre as cores querigmáticas da catequese, como o tom laranja que emana energia, aquilo que dá a vida à Igreja e faz a ação da catequese ser viva e eficaz. Em suas variações, as cores completam a simbologia do Catequistas Brasil remetendo aos Querigmas gerando excelentes oportunidades de Dinâmicas para a Catequese.

PARA ADQUIRIR A CRUZ DO CATEQUISTA E DO CATEQUIZANDO: WhatsApp 12 99640-1989
Ou então acesse https://www.lojadacatequese.com.br/cruzes e receba em casa!

2- ORAÇÃO DO CATEQUISTA

“Meu Mestre e Senhor, ajuda-me a ser um(a) fiel anunciado(a) da Tua Palavra. Tu me chamaste e enviaste, reconheço-me fraco(a) diante das exigências da missão, mas se Estás comigo sigo fortalecido(a) pela Tua graça. Ainda que eu passe por momentos difíceis e tristes, sei que Me tens nas mãos e Sua graça deve me bastar. Permita, Senhor, que eu mantenha o entusiasmo de levar Sua mensagem às crianças, adolescente, jovens, adultos e famílias para que todos possam provar a beleza que é ser amado por Ti. Somos catequistas a serviço do Reino, que não nos falte a coragem de crescer na Fé, na Esperança e no Amor, cada dia mais. Amém!”

3- PROPOSTA DE ORAÇÃO E DINÂMICA ENTRE OS CATEQUISTAS

Com o intuito de promover esse encontro de fé e amor entre os catequistas, seus catequizandos, familiares e o Senhor, propomos que essa oração do Catequista (acima) seja feita nos encontros e nas reuniões de catequese. Além de nos tornarmos mais orantes, nos tornaremos intercessores uns dos outros, formando uma grande corrente de fé, Brasil e mundo afora, de forma a transpormos todas as muralhas que se colocam em nosso caminho. A proposta de distribuição da Cruz está na dinâmica de transmissão da Cruz de Cristo, utilizando também a Cruz do catequizando (dinâmicas para a catequese), que pode ser consultada nos itens 6 e 7 desta página (abaixo).

4- SIGNIFICADO DA CRUZ DO CATEQUIZANDO

Assim como mostrado na Cruz do Catequista, é da Cruz que emana o amor que sustenta a Igreja, pois Jesus sempre será o Centro da ação evangelizadora e catequética para todas as missões. Assim sendo, a Cruz é também o símbolo maior do Catequizando, pois é nela que nasce a caminha na vida cristã dentro da Igreja, por meio dos sacramentos e na vida do Cristão em sua comunidade. Desse modo, o catequista deve transmitir a Cruz de Cristo a todos os catequizandos, mostrando a eles que, pela Cruz, somos um, reunidos no Amor de Cristo. Se preferir, a Cruz poderá ser entregue também aos familiares do catequizando (Dinâmicas para a Catequese).

“Oh Cruz de Cristo, símbolo do Amor Divino e da injustiça humana, ícone do supremo sacrifício por amor e do extremo egoísmo por loucura, instrumento de morte e via de ressurreição, signo da obediência e emblema da traição, patíbulo da perseguição e estandarte da vitória.” (Papa Francisco, Roma, 2016)

5- ORAÇÃO DO CATEQUIZANDO

“Senhor, dai-me forças para perseverar na Catequese. Que eu não desista diante do primeiro obstáculo. Quero ser fiel aos teus ensinamentos e assim aplicá-los na minha vida diária; Dai-me discernimento para compreender tua Palavra para que eu possa mais adiante também proclamá-la anunciando o teu tão sonhado projeto de vida, testemunhado com os meus atos o teu Santo Evangelho; Dai-me fé suficiente para crer além dos meus olhos percebendo em cada detalhe da vida tua presença santa agradecendo e louvando pelas maravilhosas obras de tuas mãos, sendo parte integrante na construção do teu Reino; Dai-me sabedoria e humildade para entender Tua Vontade transformando-me em um cristão autêntico e convicto da fé que minha Igreja professa. Amém!”

catequizando-cruz-3

6- PROPOSTA DE DINÂMICA DE ENTREGA DA CRUZ AOS CATEQUIZANDOS

A proposta é que ela alcance os catequizandos pelas mãos dos seus catequistas para que todos possam usar esse sinal visível que transmite o Amor de Cristo pela Igreja e por cada catequizando. A Cruz do Catequizando quer animar todos os fiéis que estão no caminho do discipulado, animados pela motivação da canção do querido padre Zezinho, scj:

“No peito eu levo uma Cruz, no meu coração o que disse Jesus”

A Cruz é composta por duas Cruzes, uma dentro da outra que se sobrepõem. A Cruz externa simboliza o catequizando que, através do processo da catequese, se encontra com o Cristo Ressuscitado representado pela Cruz interna que nos remete a Cristo que se torna o centro da vida do catequizando quando transmitida a ele em todo o processo de catequese e sua jornada cristã. Nesse momento de transmissão deve brotar em sua vida o enamoramento por Jesus e pela comunidade. Veja no final desse texto sugestões para preparar as suas dinâmicas para catequese.

cruzes-saindo-novo

PARA ADQUIRIR A CRUZ DO CATEQUISTA E DO CATEQUIZANDO: WhatsApp 12 99640-1989
Ou então acesse https://www.lojadacatequese.com.br/cruzes e receba em casa!

Catequeses 2025

7- SUGESTÕES PARA REALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE ENTREGA DA CRUZ AOS CATEQUIZANDOS

Celebração de Entrega

 

1) Preparação para as dinâmicas para a catequese:

a) Prepara o ambiente com flores, vela, a Bíblia e um local para as Cruzes com uma imagem de Jesus Crucificado;
b) Convide as famílias dos catequizandos para participarem;
c) Prepare cartazes sobre a Cruz, a entrega de Jesus e amor de Deus por nós.
d) Leve as Cruzes já abençoadas pelo Sacerdote;
e) Verifique se o ambiente está limpo e aconchegante.

2) Acolhida dos catequizando e familiares:

a) Receba-os na porta da sala de catequese e em pé;
b) Coloque uma bela canção para tocar. Como sugestão a música “Salvos pela Cruz” do Frei Gilson;
c) Se possível, ofereça café e água a todos.

3) Sugestões de falas:

a) No encontro motivar que todos somos um só corpo, em que Cristo é a cabeça;
b) Porquanto, assim como o corpo é uma só unidade e possui muitos membros, e todos os membros do corpo, ainda que muitos, constituem um só organismo, assim também ocorre em relação a Cristo. (1Cor 12,12);
c) Receba a Cruz de Cristo, sinal do amor de Deus por nós;
d) Deus nos quer vivendo em comunidade, nos respeitando, nos acolhendo, tudo no amor;
e) O mesmo amor com que Cristo amou o mundo, devemos nos amar. Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros (Jo 13,34);
f) O amor mútuo gera a unidade. “Que todos sejam um – diz ainda Jesus – a fim de que o mundo creia…” (Jo 17,21);
g) Incentivar a amizade e que possam rezar durante a semana pela pessoa com quem trocaram a Cruz;
h) Mostrar que somos uma comunidade e o amor de Cristo nos une.

4) Ação de entrega da Cruz:

Iniciando as dinâmicas para a catequese

a) Coloque a Cruz do Catequista em todos os catequistas presentes na sala;
b) Entregar para cada um uma embalagem com a Cruz do Catequizando, e pedir para não abrirem até ser autorizado;
c) Motive seus catequizandos que somente Cristo, somente o Amor de Deus preenche nossas vidas, mata a nossa sede e nos enche de um Amor que não tem fim e nunca acaba;
d) Leia a passagem bíblica: Jesus afirmou-lhe: “Quem beber dessa água terá sede outra vez; aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna. ” (Jo 4,13-14);
e) Pedir para meditarem sobre Jesus, seu calvário na Paixão de Cristo e seu Amor por nós;
f) Use a música “Aos pés da Cruz” do cantor Flavinho;
g) Catequista retira o interior da sua Cruz e a entrega a um catequizando, mostrando que ele também faz parte desse corpo que é a Igreja, e que sem ele o corpo não estará completo. “Os membros do corpo de Cristo conheceram a verdade, e a verdade os libertou” (João 8,32);
h) Proclame as seguintes palavras para os Catequizandos, enquanto pede para retirarem a Cruzes da embalagem: “Esta Cruz que entrego a vocês é para que cresçam no amor e na doação a Jesus Cristo que se entregou por ti, para que vocês tenham a vida eterna”;
i) Peça para que todos os catequizandos coloquem uma das Cruzes em si e depois coloquem uma em cada um de seus parentes que os acompanham;
j) Explique o significado da Cruz, destacando que Cristo, representado pela Cruz menor solta, se encaixa perfeitamente em todas as Cruzes, as do catequista, de seus parentes e naquela que está em seu peito (faça o encaixe das Cruzes;
k) Informar que as Cruzes que sobraram na embalagem devem ser levadas para casa e distribuídas com os parentes que não puderam comparecer na cerimônia de transmissão da Cruz, e que todos devem rezar a oração do catequizando impressa no folheto que veio junto com as Cruzes;
l) Fazer a oração conclusiva:

“Deus todo-poderoso, que pela Cruz e ressurreição de vosso filho destes a vida ao vosso povo, concedei que esses vossos servos e servas, marcados com o sinal-da-Cruz, seguindo os passos de Cristo, conservem em sua vida a graça da vitória da Cruz e a manifestem por palavras e gestos. Por cristo, nosso Senhor.”

PARA ADQUIRIR A CRUZ DO CATEQUISTA E DO CATEQUIZANDO: WhatsApp 12 99640-1989
Ou então acesse https://www.lojadacatequese.com.br/cruzes e receba em casa!

CRUZ DO CATEQUISTA (A)

dinâmicas para a catequese

CRUZ DO CATEQUIZANDO (B)

dinâmicas para a catequese

Como utilizar as Cruzes nas dinâmicas para catequese:

São duas cruzes principais e uma complementar. A Cruz maior (A), com todos os elementos, é para ser usada pelo catequista. Já a Cruz menor (B) é para ser entregue aos catequizandos. A pequenas Cruz que acompanha a embalagem da Cruz dos Catequizandos (sem o cordão), se encaixa no centro das outras duas Cruzes, simbolizando que Cristo ressuscitou para todos nós.

Incluindo a Família na Dinâmica: Se desejar, o catequista poderá envolver os familiares na dinâmica, principalmente os pais, irmãos e avós, entregando a Cruz do Catequizando (B) para cada um deles e mostrando que o Cristo Ressuscitado, representado pela Cruz pequena sem o cordão, é para todos nós e para toda nossa vida, dentro e fora das catequeses. Deve-se pedir ao catequizando que encaixe a pequena Cruz nas Cruzes de todos que receberam.

Utilize as cruzes do Catequista e Catequizando em suas dinâmicas. Acesse https://lojadacatequese.com.br/cruzes e receba no conforto de sua casa.
Catequeses 2025

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.