HOMENAGEADOS 2026
Diácono da Arquidiocese do Rio de Janeiro, atua há anos na evangelização e na formação catequética, unindo comunicação, espiritualidade e serviço pastoral. É editor do blog O Catequista, jornalista credenciado junto à Sala de Imprensa da Santa Sé, catequista de jovens e adultos e mentor de mais de 600 catequistas na comunidade Catequistas Raiz. assessor eclesiástico da arquidiocese e diretor espiritual da catequese no Vicariato Sul. Completa 25 de catequese em 2026.
Catequista há mais de 30 anos na Paróquia São Cristóvão, em Itajaí (SC), reconhecida por sua dedicação, espírito inovador e compromisso com a formação catequética. Atuante na missão de evangelizar, auxilia outras catequistas no fortalecimento de seus ministérios e compartilha inspirações com catequistas de todo o Brasil por meio das redes sociais.
Presbítero da Arquidiocese de Aparecida (SP), Especialista em Formação de Seminários e Casas de Formação. Especialista em catequese pelo Centro Universitário Salesiano Pio XI e Mestre pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália. Assessor para a Pastoral bíblico-catequética da Arquidiocese de Aparecida SP).
Franciscano capuchinho, dedica sua vida à música e à Liturgia, sendo autor de obras marcantes que servem à oração e à celebração da Igreja no Brasil e no exterior. Com ampla atuação no estudo, ensino e prática do canto litúrgico, assessorou cursos de formação e foi assessor de música litúrgica da CNBB. Atua junto à Paulinas-COMEP desde 1972, com vasta produção musical, hoje presente também nas plataformas digitais, como a série Cantando os Evangelhos, para os ciclos do calendário litúrgico.
Presbítero da Diocese de Goiás, mestre e doutorando em Catequese pela Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, com ampla atuação acadêmica e pastoral na área catequética, autor e organizador de obras de referência para a catequese no Brasil. Integrante do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética da CNBB (Grebicat) e a Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat).
Religiosa da ordem das Filhas de São Paulo- Paulinas. Mestra em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e doutora em Teologia Bíblica. É assessora no Serviço de Animação Bíblica/Paulinas (SAB), responsável pelo subsídio do Mês da Bíblia publicado por Paulinas e Membra da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB).
O Prêmio Frei Bernardo Cansi chega à sua segunda edição, reconhecendo aqueles que dedicam suas vidas à catequese.
Esta celebração é feita para agradecer nomes da catequese no Brasil, da vanguarda e da juventude, visando, especialmente, o impulso e a motivação dos catequistas que seguem sua missão de evangelização, formando discípulos missionários para o Reino de Deus.
O nome do prêmio é uma homenagem a Frei Bernardo Cansi, frade franciscano, que desempenhou um papel crucial na transformação da catequese no Brasil, sendo um dos principais responsáveis pela introdução do movimento da Catequese Renovada.
A premiação, que ganhou espaço entre os catequistas, foi criada para motivar e incentivar a missão de catequizar crianças, jovens e adultos, além de reconhecer e valorizar iniciativas no campo da catequese, destacando projetos, pessoas, instituições e comunidades que se esforçam para formar crianças, jovens e adultos na fé.
Homenageados 2025
Abadias Pereira
Catequistas de Maria- Brenda e Taislane
Frei Carlos Mesters, OCARM
Pe. Joãozinho, SCJ
Pe. Thiago Faccini
Rogério Bellini
Bernardo Cansi
Frei Bernardo Cansi, OFMCap, nasceu em 3 de julho de 1937, em São Jorge (RS), filho de Irene Maria Albarello e Alexandre Cansi, com o nome de batismo Fermino José Cansi. Entrou no seminário em 1951 e fez sua profissão temporária como franciscano capuchinho em 1957. Em 1960, fez sua profissão perpétua e foi ordenado sacerdote em 1966.
Atuou na Província Capuchinha do RS e depois foi transferido para a Província do Brasil Central, passando por Brasília, Ceilândia, Campo Grande e Coxim, onde se dedicou à Liturgia e à Catequese Renovada, tornando-se referência nacional. Foi autor de 23 livros e mais de 40 artigos, além de membro da Academia de Letras de Brasília.
Idealizou a Missa dominical na TV Brasília e a Ave-Maria na Rádio Planalto. Em 1995, iniciou o mestrado em Catequese em Roma, mas interrompeu os estudos ao descobrir um câncer. Conhecido como um frade alegre, entusiasta, vibrante, persistente e sempre otimista, Frei Bernardo faleceu em 31 de agosto de 1996, em Brasília, aos 59 anos, sendo 39 de vida religiosa e 30 de sacerdócio.
Venha Reconhecer e Premiar os Grandes Catequistas do Brasil!
Participe do Catequistas Brasil 2026

