Confira a liturgia de hoje, sábado – 13/06/2020
Cor Litúrgica: Branco
Primeira Leitura de hoje (1Rs 19,19-21)
Leitura do Primeiro Livro dos Reis.
Naqueles dias, 19o profeta Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto. 20Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei”. Elias respondeu: “Vai e volta! Pois que te fiz eu?” 21Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se a seu serviço.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial de hoje (Sl 15)
— O Senhor é a porção da minha herança.
— O Senhor é a porção da minha herança.
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!”
— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.
Evangelho do dia (Mt 5,33-37)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Confira abaixo o #minisermão deste sábado: “Não tenha meias palavras; seja claro naquilo que você pensa e diz (Mt 5,33-37).”
#minisermao
Não tenha meias palavras; seja claro naquilo que você pensa e diz. Conforme a recomendação de Jesus Cristo: “Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não'”. E Ele foi ainda mais radical. Disse que tudo o que for além disso, vem do maligno. Um sim que pode ser não, um não que pode ser sim, uma intenção escondida, uma palavra dúbia, com dois sentidos ou três ou quatro, são espaços de penumbra. E nós sabemos que o nosso Deus é o Deus da Luz, da verdade, e que o pai da mentira, o corrupto, o inimigo de Deus, ele gosta mesmo é dessas indefinições, dessas penumbras, dessa escuridão, porque ali ele pinta e borda (Mt 5,33-37)!
Pe. Joãozinho, scj
Ouça o #minisermao no vídeo do Evangelho do dia!
Conheça o Catequistas Brasil, o maior evento para catequistas que você já viu!
Veja também a liturgia diária de amanhã:
Liturgia Diária: 11º Domingo do Tempo Comum – 14/06/2020
1 comentário
[…] Liturgia Diária: 10ª Semana do Tempo Comum | Santo Antonio de Pádua – 13/06/2020 […]