Home Catequeses 10 boas ideias para preparar as crianças para o Natal

10 boas ideias para preparar as crianças para o Natal

por Redação
10 boas ideias para preparar as crianças para o Natal
Compartilhe:

Estamos no aproximando do Advento, época que antecede o Natal, por isso já podemos começar a preparar o espírito natalino das crianças

O Natal está chegando! Mas, como podemos preparar as crianças para o Natal? Como conduzi-los por um caminho de interioridade e conversão? Pensando nisso, disponibilizamos 10 boas ideias para preparar concretamente o coração para a vinda de Jesus.

 

Catequese.online

 

Construa uma guirlanda de Natal

A guirlanda forma um círculo, símbolo da Vida Eterna e do retorno de Cristo. Todos os domingos, acenda uma nova vela e reze a oração do Angelus. A chama que brilha nos lembrará que esperamos Jesus, “luz do mundo, luz da vida” (Jo 8,12). Tenha cuidado, nunca deixe as velas acesas por muito tempo, principalmente à noite pois há risco de incêndio!

Oração:

Construa um presépio

Em vez de colocar José e Maria no estábulo, coloque-os ao lado e caminhe com eles lentamente os 150 quilômetros de Nazaré até Belém, um pouquinho a cada dia. Essa é uma boa forma de marcar esse tempo de preparação.

Leia mais:
Como explicar o tempo do Advento na catequese

Crie um calendário de Natal

Como uma verdadeira catequese, o calendário permite às crianças abrir uma nova janela de descobertas a cada dia. Em cada janelinha do calendário, você pode desenhar um versículo da Bíblia ou uma intenção que o ajudará a rezar durante o dia.

Exemplo:

Conte histórias

Na perspectiva da Natividade, os contos de Natal vão evocar na criança a boa expectativa, a busca por Jesus.

Plante grãos no início de dezembro

Segundo uma tradição provençal francesa, grãos de trigo ou lentilhas são plantados na festa de Santa Bárbara. Forre uma bola de algodão e umedeça as sementes regularmente. Dessa forma, com o passar dos dias, aparecerão belos rebentos verdes, símbolos de vida e fertilidade. Uma imagem da nova vida que o Salvador veio nos dar.

No Advento e no Natal, pense nos mais necessitados

Sensíveis à angústia que veem, as crianças muitas vezes sentem impotentes para fazer qualquer coisa. Por que não as incentivar a agir ao naquilo que está ao seu alcance? Elas podem fazer um bolo e oferecer às pessoas de rua, visitar alguém que esteja doente, ajudar um idoso em pequenas tarefas: limpar, ler juntos, dentre outros.

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Confeccione cartões de natal

O Advento marca o início de um novo ano litúrgico. Em vez de esperar por 1º de janeiro, prepare presépios, anjos, velas ou faça cartões de natal com seus filhos. Sendo assim, eles podem escrever um versículo da Bíblia ou desejar votos de amor ao outro: “Que o Menino Jesus lhe traga a sua paz!”. E poderão também confiar seus correspondentes a Jesus durante a oração da noite.

 

Cante canções de natal

Um desafio legal é criar uma “pastoral” em família, com um pequeno teatro representando o nascimento de Jesus, e com cantos de Natal para ambientar a representação teatral.

Deixe a sua mesa mais cheia

As crianças ficarão encantadas em decorar a mesa da Ceia de Natal com anjos ou outros objetos criados por elas mesmas com motivos religiosos (estrela, igreja, pomba, etc.).

Leia mais:
Solenidade de Cristo Rei, a festa que marca o encerramento do Ano Litúrgico

Acenda pequenas velas sob a sua janela

Nos países nórdicos, velas são colocadas nas janelas no dia 24 de dezembro em memória da peregrinação de Maria e José na noite da Natividade. Alguns franceses seguem essa tradição em 8 de dezembro, em homenagem à Imaculada Conceição. Um lindo costume que podemos também incluir em nossas tradições!

 

Por Catequistas Brasil com informações de Aleteia

Você também pode gostar

Deixe um comentário